Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Você pode melhorar sua memória!


O cérebro pesa cerca de 1,4 kg e é mais ou menos do tamanho de um coco. No entanto, contêm uns 100 bilhões de neurônios, ou células nervosas que formam uma rede incrivelmente complexa. De fato, 1 neurônio pode estar ligado a 100 mil outros. Por isso, o cérebro tem uma vasta capacidade de guardar informações. O desafio é lembrá-las no momento certo. Então, o que fazer para melhorar a memória?
A memória tem 3 estágios: codificação, retenção e recuperação. O cérebro codifica as informações quando a recebe e a registra. Essa informação pode ser retida e mais tarde recuperada. Ocorre uma falha na memória quando um desses estágios entra em pane.
Existem vários tipos de memória, inclusive a sensorial de longo e curto prazo. A sensorial é estimulada pelos sentidos como olfato, visão, paladar etc. A de curto prazo é chamada de memória do trabalho, que armazena informações por curtos períodos. A memória de curto prazo tem seus limites. Se quiser reter informações terá de guardá-las na memória de longo prazo. Como fazer isso?
*Interesse
Desenvolva interesse pelo assunto e lembre-se que você precisa aprender sobre ele. Talvez veja que consegue memorizar os informações se estiver envolvido.
*Atenção
O que pode ajuda-lo a prestar atenção é por mostrar interesse, e quando possível, faça anotações. Elas ajudam a mente a se concentrar e depois você pode recapitular as informações mais tarde.
*Compreensão
Quando você não compreende bem uma informação fica mais difícil de memorizá-la. A compreensão ajuda a ver a relação entre as partes de uma idéia, juntando-as para que formem um conceito completo e lógico.
*Organização
Classifique idéias relacionadas ou similares. Também divida a informação em partes menores, contendo no máximo 7 itens.
*Verbalização
Repita em voz alta o que você quer memorizar
*Visualização
Faça um quadro mental do que você quer lembrar. Poderá esboçá-lo ou desenhá-lo. Quanto mais partes do cérebro você usar, conseguirá memorizar mais coisas.
*Associação
Ao aprender algo novo tente associar com algo que você ja sabe. A associação liga pensamentos a lembranças já retidas, facilitando a codificação e a recuperação.
.

DICAS ADICIONAIS

  • Estimule a memória por aprender novas habilidades, como falar um novo idioma ou tocar um instrumento musical.
  • Concentre-se nas coisas mais importantes.
  • Aprenda técnicas mnemônicas.
  • Beba água suficiente. A desidratação pode causar confusão mental.
  • Durma o suficiente. Durante o sono o cérebro armazena memórias.
  • Relaxe enquanto estuda. O estresse libera o cortisol, que pode interromper as interações dos nervos.
  • Não fume nem abuse de bebidas alcoólicas. O álcool interfere na memória de curto prazo, e o alcoolismo pode levar à deficiência de tiamina, um tipo de vitamina B essencial para o funcionamento adequado da memória. Fumar reduz a oxigenação do cérebro.*

* Baseadas nas informações publicadas na revista eletrônica Brain Mind.

Nenhum comentário:

Postar um comentário